sexta-feira

Kappamaki (com pepino japonês)

Kapamakis Prontos

Ingredientes:

Para o preparo do arroz:
1 xícara pequena de arroz para sushi (grão curto), encontrado facilmente em casas de artigos japoneses e em alguns supermercados
3 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 xicara e 1/2  de água
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de sakê  para culinária japonesa (tempero para sushi)

Para o Kappamaki e o  Hossomaki:

1 pepino japones cortado em 4 tiras longitudinais
1 manga pequena cortada em tirinhas
1 pacote de alga Nori
Tempero para sushi (ou vinagre de arroz)
Shoyu para temperar seus rolinhos
Wasabi (raiz forte)
1 esteira japonesa para enrolar seus hossomakis

Modo de preparo do arroz:

Lave bem o arroz em água fria, até que a água saia limpa. Escorra bem e deixe descansar por 30 minutos. Coloque em uma panela a água e o sakê (ou tempero para sushi Tozan) e deixe ferver. Acrescente o arroz, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Veja se a água foi totalmente absorvida. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 20 minutos.
Numa outra panela, coloque o vinagre, o sal e o açúcar e deixe ferver rapidamente.
Coloque o arroz numa vasilha de plástico ou madeira (não utilize nenhum bowl metálico). Com o auxílio de uma colher de pau ou uma shamoji (espátula de madeira), vá fazendo movimentos no arroz da esquerda para direita e de cima para baixo. Ao mesmo tempo vá acrescentando o vinagre aquecido, após deixe esfriar até que o arroz esteja em temperatura ambiente. Cubra o arroz com um pano e utilize no mesmo dia.

Para os kapamakis: 

Tire a casca do seu pepino japonês e corte em 4 partes. A receita diz para tirar as sementes internas mas eu não tiro. Reserve. Pegue as suas folhas de algas, (alga nori para preparo de sushi e caldos, facilmente achada em supermercados inclusive) corte ao meio com uma tesoura e coloque sua folha em cima da esteirinha com a parte brilhosa para baixo e a parte enrugada para cima.  Logo após, molhe as mãos, pegue uma porção do seu arroz, cubra quase toda e superfície da folha, deixando a folha descoberta em  um espaço de mais ou menos 2 centímetros, para podermos enrolar nosso kappamaki. Na espessura do arroz é uma fina camada, apenas para cobrir sua folha (mais ou menos 0,5 centímetros). Com os dedos passe a raiz forte ao comprido (wasabi) em cima do arroz, para dar aquele sabor. Coloque o pepino na ponta da alga, e com a ajuda da esteirinha vá girando o rolo até ficar na forma de rolinho, ajude com os dedos e vá apertando a esteira para fechar bem nosso kappamaki . Não parece fácil,e não é mesmo. Muita tentativa e erro.Reserve e feche outra alga, após, com ajuda de uma faca especial para corte de legumes, molhe a ponta da faca, coloque ela erguida e deixe a água escorrer sobre a lâmina, para um perfeito corte. Faça a cada dois rolinhos um corte conjunto, começando pelo centro dos kappamakis, indo após para as bordas, medindo cada corte uns dois dedos. Não se preocupe, terá muito alga destroçada no começo, mas vale até o exercício de paciência. Eu assisti vários tutoriais para melhorar meus enroladinhos. Mas que delícia depois !!!!! A outra receita eu fiz o Hossomaki de manga pura ou manga com cenoura raladinha fina, ai que delícia !!!! Acompanhe com shoyu e se você gostar compre um saquê para acompanhar seus kappamakis, não esqueça seus hashis para comer como manda o figurino! Você deve estar pensando que precisamos de tantos produtos e instrumentos para tentarmos fazer este prato e é a pura verdade.Precisa sim, e são produtos que geralmente não usamos no nosso dia a dia, como vinagre de arroz. Mas se você, assim como eu, ama a comida japonesa vegetariana, bem entendido, acaba gostando de investir e ter estes produtos em casa. Uma experiência....nipônica, pacienciosa mas deliciosa!



Quero ver quem vai aceitar o desafio de fazer kappamakis e outras delícias vegetarianas da culinária japonesa !!!!!! Boa sorte ! Eu continuo tentando e me deliciando !!!!!!!
Kappamaki e Hossomaki feitos,estes acertei  no corte da alga, ficaram delicados e lindos,  e saborosos iguais!

** Se você está disposto a tentar, vá rapidamente para o youtube procure assistir aos vídeos, eu peguei vários truques e os meus segundos rolinhos tiveram uma evolução considerável!